Bolsa 24/13079-9 - - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Genética teatral e arquivos sonoros de teatro: saberes desenvolvidos na França em favor do acervo de Tunica Teixeira e do Centro de Documentação Teatral da USP

Processo: 24/13079-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:José Batista Dal Farra Martins
Beneficiário:Renata Simões Soares
Supervisor: Marie-Madeleine Mervant-Roux
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, França  
Vinculado à bolsa:23/15591-6 - Organismo Sonoro Teatral: o espetáculo do som na obra de Tunica Teixeira, BP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquivos sonoros | genética teatral | Genética teatral

Resumo

A pesquisa de doutorado intitulada Organismo Sonoro-Teatral: o espetáculo do som na obra de Tunica Teixeira, orientada pelo Prof Dr José Batista Dal Farra Martins, debruça-se sobre o acervo da prestigiada sonoplasta brasileira, falecida em 2019, e, através de uma análise de seus procedimentos criativos, estuda a concepção sonora teatral como um todo, a gênese do som no teatro, seus mecanismos, e os impactos de sua existência dentro do evento cênico. Os quase 50 anos de registros do trabalho de Tunica Teixeira são representativos da criação sonora em São Paulo, desde o fim da segunda metade do século XX até as primeiras décadas do século XXI. Assim, abastecemos as crescentes e necessárias pesquisas no novíssimo campo da sonologia teatral, ajudando a construir bases para o estabelecimento de uma metodologia de estudo sonoro em espetáculos. Nesse percurso, utilizo a metodologia já empregada em meu trabalho de mestrado, a análise genética. No entanto, a teoria desenvolvida no Brasil a respeito da genética artística em geral - a Crítica de Processo -, engendrada pela brasileira Cecília Almeida Salles (prioritariamente em Gesto Inacabado, 2007) encontra ecos aprofundados na Crítica Genética especificamente teatral, capitaneada pela francesa Marie-Madeleine Mervant-Roux (em Genèses Théâtrales, 2010). Dessa maneira, acreditamos que uma parceria com o laboratório THALIM (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3), onde Mervant-Roux desenvolve seus estudos, representará uma rica possibilidade de aprofundamento metodológico e um enorme benefício à pesquisa.É de grande importância também o intercâmbio de conhecimentos que se estabelecerá com relação ao manejo dos próprios arquivos físicos, tendo em vista a cultura minuciosa de conservação de fontes empreendida na França. Sobretudo no momento decisivo em que se encontra o Centro de Documentação Teatral da USP (CDT) - que recebeu o acervo de Tunica e ainda organiza-se com equipamentos e instalações - o aporte de saberes especializados em arquivística pode transformar o manejo, a manutenção e a preservação desse valioso material. A internacionalização desta pesquisa está prevista no projeto Jovem Pesquisador - Arquivos Sonoros de Teatro, coordenado pela pesquisadora Rafaella Uhiara, do qual o presente estudo faz parte, com financiamento da FAPESP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)