Bolsa 24/22750-6 - Alimentação, Brasil - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Abastecimento dos conventos franciscanos da américa portuguesa meridional pelas conexões com o reino (séculos xvii-xviii)

Processo: 24/22750-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 10 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Ana Carolina de Carvalho Viotti
Beneficiário:Edson Tadeu Pereira
Supervisor: Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:23/00988-8 - Saúde e alimentação na província da imaculada conceição do brasil no século xviii, BP.DR
Assunto(s):Alimentação   Brasil   Saúde   Colônia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentação | Brasil | Ordem dos Frades Menores | Saúde | Colônia

Resumo

Na escritura da tese, em curso, o capítulo referente à história do abastecimento dos armarinhos das enfermarias e das despensas dos refeitórios dos conventos franciscanos na América portuguesa meridional focou sobremaneira nas conexões locais entre frades e benfeitores. Nessa perspectiva, apesar da origem reinol de parte dos prelados e da nomeação de capuchos procuradores em Portugal, constante ao longo dos séculos XVII e XVIII, o papel da ligação com o Reino para a alimentação e a saúde teve importância marginal. Tal postura historiográfica não é capaz de explicar recolhimentos dependentes de produtos europeus nem as relações firmadas do outro lado do Atlântico. Aí, cartas, petições, ofícios e mais papeis sem caráter administrativo circularam registrando a demanda dos referidos religiosos por vinho, azeite, sal e medicamentos, entre outras mercadorias. O pouco que se sabe é devido aos arquivos do Conselho Ultramarino - digitalizado e disponibilizado online pela Fundação Biblioteca Nacional -, que recolheram queixas contra a cobrança indevida de tributos sobre os víveres. Então, o conhecimento proporcionado por esse fundo é limitado à política Real de favorecimento da Ordem dos Frades Menores na colônia. Contudo, pesquisas detidas em arquivos portugueses são oportunas para apurar quanto, quando e como se deu a procura por bebidas, alimentos e remédios nos movimentados portos de Lisboa e Porto. A realização de buscas pelo nome de custódios, provinciais e procuradores menoritas parece ser a melhor metodologia de consulta já que, considerando o caráter ainda inicial e disperso da catalogação das fontes franciscanas do Brasil em Portugal, identificar nominalmente os responsáveis talvez ofereça o percurso mais seguro para a investigação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)