Bolsa 24/19223-4 - Iconografia, Arqueologia clássica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Redes de culto e imagens monetárias: o papel dos santuários peloponésios de Poseidon na criação e difusão de sua iconografia para apoikias no período arcaico.

Processo: 24/19223-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Histórica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Nicolau Kormikiari
Beneficiário:Vinícius Bonifácio Guimarães
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Iconografia   Arqueologia clássica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoikia | época arcaica | iconografia | Moeda Grega | Poseidon | Santuário | Arqueologia Clássica

Resumo

Em nossa pesquisa de iniciação científica, constatou-se uma correlação significativa entre as representações mais antigas de Poseidon em cerâmicas pintadas e esculturas votivas produzidas em certos santuários consagrados ao deus no Peloponeso, e as primeiras imagens monetárias dessa divindade, que foram cunhadas justamente pelas apoikias fundadas pelas cidades que controlavam esses santuários. Nesta pesquisa, nosso objetivo é investigar em que medida os santuários peloponésios de Penteskouphia e de Ístmia, na região do Istmo, de Calauria e de Trezena, na Argólida, e de Hélice, na Acaia, foram responsáveis, durante o período arcaico, pela criação e/ou difusão de certas representações do deus Poseidon, as quais, via relação metrópole-colônia, foram difundidas para as apoikias de Potideia, na Calcídica, e de Síbaris e Posidônia, na Magna Grécia, e lá usadas como emblemas em moedas. Potideia foi fundada por Corinto, que controlava os santuários de Ístmia e de Penteskouphia, Síbaris foi fundada por aqueus, que controlavam o santuário de Hélice, e também por trezênios, que controlavam o santuário de Calauria, além de possuírem dois santuários consagrados ao deus em Trezena, ao passo que Posidônia foi fundada por colonos trezênios oriundos de Síbaris. Para tanto, levantaremos todos os tipos de representações do deus Poseidon produzidas por estas áreas sagradas (estátuas de culto e outros tipos de objetos votivos) de sorte a correlacioná-los com os tipos monetários emitidos pelas apoikias na Magna Grécia e na Calcídica. Em última análise, nossa intenção, a partir principalmente da documentação numismática, correlacionada com aquela produzida pelos santuários, é compreender o papel do culto de Poseidon nestes centros de culto, nas pólis que os controlavam e nas suas respectivas fundações, na criação de redes políticas e de identidade através da interação metrópole-colônia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)