Bolsa 24/23288-4 - Representação - BV FAPESP
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Imaginários Cotidianos: diversas faces de uma cidade pelo olhar de Wong Kar-Wai.

Processo: 24/23288-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Paulo César Castral
Beneficiário:Letícia Arataque Uema
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Representação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema de fluxo | errâncias | imaginário urbano | Linagugem Cinematográfica | Representação | Wong Kar-Wai | Linguagem e Representação

Resumo

Adentrando no debate dos imaginários urbanos criado pela linguagem cinematográfica, busca explorar o cinema de Wong Kar-Wai (Xangai, 1958), figura central da Segunda Nova Onda do cinema de Hong Kong e um dos grandes nomes do cinema contemporâneo. Reconhecido por sua estética, que se alinha ao cinema de fluxo, caracterizado pela captura do real em seu dinamismo constante, a produção cinematográfica de Wong - urbana, errática e cotidiana - captura e representa os movimentos fragmentados da vida nas grandes cidades contemporâneas. Objetiva-se, com isso, desenvolver uma perspectiva crítica sobre os processos de representação das vivências urbanas e examinar como o espaço, material e virtual, se manifesta na tela cinematográfica. Para isso, propõe-se estudar duas obras-chave do diretor, Chungking Express (1994) e Fallen Angels (1995), devido às relações de continuidade e complementaridade entre os filmes na abordagem do ambiente urbano. Nesse sentido, a proposta é discutir a pluralidade dos estudos sobre arquitetura e cidade, abordando-os em intersecção com a arte, a cultura e os estudos urbanos. A hipótese central desta pesquisa sugere que existe uma ressonância entre a forma de experienciar o filme e a cidade, de modo que a errância - seja no cinema de Wong Kar-Wai, seja na vivência urbana - configura sentidos de territorialidades importantes a se considerar no planejamento urbano.

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