Bolsa 24/14591-5 - Incerteza, Métodos heurísticos - BV FAPESP
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Uma abordagem integrada para os problemas de roteamento de veículos e carregamento de contêiner sob incerteza.

Processo: 24/14591-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Franklina Maria Bragion de Toledo
Beneficiário:Douglas Nogueira Do Nascimento
Supervisor: Leandro Callegari Coelho
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Laval, Canadá  
Vinculado à bolsa:23/16405-1 - Uma abordagem integrada para os problemas de roteamento de veículos e carregamento de contêiner sob incerteza, BP.PD
Assunto(s):Incerteza   Métodos heurísticos   Modelos matemáticos   Problemas de roteamento de veículos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Empacotamento | incerteza | Métodos Heurísticos | modelagem matematica | roteamento de veículos | Otimização Inteira

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é estudar a integração do Problema de Roteamento de Veículos (Vehicle Routing Problem - VRP) com o Problema de Carregamento de Contêineres (Container Loading Problem - CLP) considerando uma frota heterogênea, com veículos movidos a álcool/gasolina e veículos elétricos, e incertezas nos tempos de via\-gem entre os clientes. A integração desses dois problemas é de grande relevância prática, uma vez que a eficiência na alocação de carga impacta diretamente na eficácia das rotas de entrega. Ambos os problemas, fundamentais na otimização de operações logísticas, são tradicionalmente abordados em um contexto determinístico e com frota de veículos homogêneas. Nesta pesquisa, buscamos a redução de custos e do impacto ambiental das rotas de entrega. Desta forma, ao resolver o problema de forma integrada, visamos melhor aproveitar o espaço disponível para entrega (empacotamento) e também reduzir a emissão de gases de efeito estufa, incluindo veículos elétricos no planejamento. Além disso, vamos também tratar incertezas quanto aos tempos das rotas. Logo, esta pesquisa busca preencher uma importante lacuna de pesquisa: desenvolver métodos de solução exatos e heurísticos para a integração VRP-CLP, usando uma frota mista e sob incertezas, que apresentem soluções ótimas e/ou soluções heurísticas de boa qualidade em um tempo de resolução aceitável para situações reais. Pretendemos, portanto, gerar soluções menos poluentes e robustas capazes de lidar com cenários com incertezas. A eficiência dos métodos desenvolvidos será avaliada por meio de experimentos computacionais com dados gerados aleatoriamente e dados adaptados da literatura.

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