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Cidadania digital e (multi)letramentos nos currículos do brasil e de portugal: análise de obras didáticas

Processo: 24/21649-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 04 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 03 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Gomes
Beneficiário:Ana Paula dos Santos de Sá
Supervisor: Carlinda Maria Ferreira Alves Fautino Leite
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Porto (UP), Portugal  
Vinculado à bolsa:21/15222-5 - Educação para a cidadania e formação do sujeito-leitor nos livros didáticos pós-BNCC: análise a partir do referencial teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, BP.PD
Assunto(s):Cidadania digital   Livro didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania Digital | livro didático | Multiletramentos | Educação para a cidadania

Resumo

O objetivo deste projeto de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior - BEPE é desenvolver um estudo comparado dos currículos do Brasil e de Portugal no que se refere à questão da cidadania digital, com atenção aos sentidos de cidadania e às práticas de (multi)letramentos a ela associadas em livros escolares dos dois países. Trata-se de uma oportunidade de realizar análises aprofundadas de parte dos dados obtidos durante a execução do projeto de bolsa regular no país (Processo FAPESP n. 21/15222-5), visto que a especificidade das relações entre cidadania e contexto digital, tais quais verificadas nas obras didáticas brasileiras, revelou-se um dado emergente de notória relevância. No caso brasileiro, esses dados indicam que, a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), a cidadania digital tem sido apresentada, nos livros didáticos, de modo difuso e facultativo, em meio a abordagens amplas do Tema Transversal "Cidadania e Civismo". Em Portugal, por sua vez, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania - ENEC (2017), além de consolidar o componente "Cidadania e Desenvolvimento" em todos os níveis de ensino, define a "Educação para os Media" como uma de suas linhas orientadoras e, por conseguinte, como uma das dimensões da educação cidadã a ser abordada pelos manuais escolares. À luz dos fundamentos teórico-metodológicos da Análise de Conteúdo, bem como em diálogo com alguns dos procedimentos e premissas dos Estudos Comparados em Educação, entendemos que investigar qualitativa e horizontalmente o modo como a cidadania digital é traduzida por livros escolares dos dois países - dando atenção mais à historicidade, e menos a modelos de descrição e prescrição - permite somar elementos à compreensão da questão no Brasil, bem como situar o problema a nível global.

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