Busca avançada
Ano de início
Entree

Treino tarefa específica em contexto de realidade aumentada (Protocolo INTERACT) em crianças com paralisia cerebral espástica: ensaio clínico controlado e randomizado

Processo: 25/01028-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Stefani Raquel Sales Fritsch
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/16421-4 - Treino tarefa específica em contexto de realidade aumentada (Protocolo INTERACT) em crianças com paralisia cerebral espástica: ensaio clínico controlado e randomizado, AP.R
Assunto(s):Crianças   Paralisia cerebral   Reabilitação   Realidade aumentada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | paralisia cerebral | Reabilitação | Realidade Aumentada | Fisioterapia Neurofuncional infantil

Resumo

Contextualização: Crianças com paralisia cerebral (PC) apresentam deficiências na função musculoesquelética, afetando o controle postural estático e dinâmico, principalmente em condições ambientais de alta complexidade. Por isso, intervenções com treino tarefa específica e foco na aprendizagem motora têm sido recomendadas. Ademais, recursos tecnológicos de intervenção têm sido utilizados nesse contexto, e a realidade aumentada (RA) pode ser destacada, pois seus jogos proporcionam estímulos multissensoriais, e sua forma lúdica de fazer atividade física torna as crianças mais engajadas, permitindo mais variedade e repetição de movimentos corporais. Embora estudos tenham identificado efeitos positivos do treinamento de RA em crianças com PC, são escassos os estudos desenvolvidos nessa área. Objetivo: Verificar os efeitos de um protocolo de treinamento tarefa específica associado à realidade aumentada (Protocolo INTERACT) na oscilação postural de crianças com PC espástica que deambulam e realizam atividade sentado para de pé (ST-DP) sem ajuda de uma pessoa. Como desfechos secundários, o estudo tem por objetivo verificar o efeito na capacidade e desempenho motor, motivação, nível de satisfação em desempenho motor, comparado com o tratamento fisioterapêutico convencional e verificar a viabilidade de recrutamento, intervenção e avaliação. Métodos: Participarão do estudo crianças com PC espástica com níveis de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) I e II, e idades entre 6 e 12 anos. Os desfechos analisados serão variáveis de oscilação postural durante o ortostatismo; a atividade ST-DP isolada e em contexto de dupla tarefa motora bimanual; e o alcance funcional; desempenho em mobilidade pelo Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI-CAT); e capacidades motoras usando o GMFM-CM (Teste Challenge). A motivação será avaliada pelo Questionário de Motivação (DMQ - Dimensions of Mastery Questionnaire) e a viabilidade por meio de um questionário aplicado por meio de entrevista. Serão realizadas 4 semanas consecutivas de intervenção, com 3 sessões semanais com duração de 1 hora e 20 minutos cada, totalizando 12 sessões e 16 horas de treinamento. Serão utilizados jogos de RA desenvolvidos por Brandão et al (2019) e treino de tarefa específica baseado nas metas pré-estabelecidas e escolhidas pelo indivíduo. O grupo controle receberá treinamento convencional sem realidade virtual, realizado pelo mesmo período de tempo e volume de intervenção das crianças do grupo experimental nas clínicas que costumam frequentar. As avaliações ocorrerão antes, após 2 semanas e ao final de 4 semanas do início do treinamento, e será realizado um acompanhamento (follow up) de 2 meses sem treinamento, para verificar a retenção dos desfechos avaliados. Análise dos dados: Será aplicada uma MANOVA para comparar as médias dos desfechos entre os grupos e verificar as mudanças intragrupos nas três avaliações ao longo do estudo. O nível de significância será 5%. Relevância: Este estudo contribuirá para o avanço de tratamentos em indivíduos com PC por meio da tecnologia de RA de baixo custo, associada ao treino de tarefas específicas, fortemente recomendada na literatura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)