Busca avançada
Ano de início
Entree

MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS NO ENSINO BÁSICO (6o. e 7o. anos): GÊNERO DISCURSIVO TIRA CÔMICA

Processo: 25/08523-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Cecília Cossi Bizon
Beneficiário:Caroline Deise de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:24/01130-0 - Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para a Educação Bilingue de Surdos - CCD-TAEBS, AP.CCD
Assunto(s):Língua Brasileira de Sinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gênero discursivo | Libras | Português para Surdos | Tira Cômica | Libras

Resumo

O presente projeto integra a Fase 1 do CCDB-TAEBS, cujo objetivo é identificar as necessidades e lacunas de conhecimento dos professores que atuam com estudantes surdos. A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma unidade didática voltada ao ensino de português como segunda língua, com foco no gênero discursivo tira cômica. A proposta destina-se aos discentes surdos atendidos pelo CEPRE/UNICAMP e será conduzida em etapas articuladas. Inicialmente, será realizado um levantamento do perfil da turma, por meio de observações presenciais e análise de materiais previamente utilizados. Em seguida, será feito um diagnóstico da proficiência dos estudantes com base em produções escritas no gênero selecionado, o que subsidiará uma revisão bibliográfica orientada pelas dificuldades identificadas. A partir desse referencial, será elaborada uma unidade didática com atividades progressivas, voltadas ao desenvolvimento de recursos linguísticos específicos. O material será aplicado e avaliado em sala de aula, com registro das reações dos alunos e análise da eficácia das estratégias propostas. Ao final, será elaborado um relatório contendo os resultados e reflexões sobre o processo de construção de materiais didáticos acessíveis, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino de português como segunda língua para surdos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)