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Caracterização do uso de telas por crianças com Transtorno do Espectro Autista: Analisando mudanças em função da idade e da situação sócio econômica

Processo: 25/03766-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Marcus Vinícius de Abreu Santos Oliveira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/18021-6 - Uso de tecnologias digitais por crianças pré-escolares: aspectos gerais e correlação com diferentes domínios que afetam a aprendizagem, AP.R
Assunto(s):Transtorno do espectro autista   Desenvolvimento humano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pais ou responsáveis | Questionário online | Transtorno do Espectro Autista | uso de telas por crianças | Desenvolvimento humano

Resumo

As questões relacionadas com o uso de telas por crianças e seu impacto sobre odesenvolvimento infantil foram inauguradas com o advento da televisão, e posteriormenteremodeladas com o surgimento dos aparelhos móveis - como tablets e smartphones -, permeandoentre visões excessivamente negativas ou positivas. Nesse sentido, as mudanças sociais eeconômicas sofridas pela sociedade com a otimização do uso das telas se mostraram pertinentesa uma série de estudos quantitativos e qualitativos, visando identificar os possíveis efeitos daexposição a telas para o desenvolvimento infantil. No entanto, uma das amostras que carece deestudos, é aquela constituída por crianças com diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista(TEA), nesse sentido a presente pesquisa se faz pertinente, uma vez que tem como objetivoinvestigar e encontrar possíveis correlações entre idade e os aspectos socioeconômicos com aexposição às telas por crianças com TEA. Assim, estima-se coletar remotamente, através daplataforma RedCap, os dados de 100 pais ou responsáveis pelas crianças com TEA que serãoconvidados através de e-mails e redes sociais de Organizações não governamentais (ONGs),escolas e clínicas. Espera-se que os resultados forneçam dados de como o uso de telas se dá porcrianças com TEA. (AU)

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