Busca avançada
Ano de início
Entree

Adição de IGF-I durante o Holding Time aumenta a criotolerância do espermatozoide de cachaços: Como esta proteína promove este efeito?

Processo: 25/00578-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2027
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:André Furugen Cesar de Andrade
Beneficiário:Isadora Ribeiro de Martino
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Criopreservação   Fator de crescimento insulin-like I   Sêmen   Suínos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criopreservação | Holding time | Igf-I | sêmen | Suínos

Resumo

O projeto tem como objetivo identificar o receptor de IGF-I em espermatozoides suínos e avaliar os efeitos da adição de diferentes concentrações de IGF-I no Holding Time (HT) sobre o processo de criopreservação. Serão utilizados sêmen de cachaços, sendo que no primeiro experimento o ejaculado será dividido entre os tratamentos com as seguintes concentrações de IGF-I: 50 ng/ml, 100 ng/ml, 150 ng/ml, além do grupo controle sem adição do hormônio. Para o segundo experimento será feita a coleta e preparação de sêmen refrigerado e criopreservado, seguida da imunolocalização do receptor de IGF-I através da imunohistoquímica e Western blot. O sêmen após coletado, será diluído em diluidor comercial (Vitasem¿, Megapor, Espanha) contendo o IGF-I. As amostras serão mantidas no HT, onde serão feitas alíquotas para dosagem de ATP. As amostras serão centrifugadas, seguida da diluição do pellet de espermatozoides com a fração A do diluente de congelação, o qual permanecerá por 180 minutos à 5°C. Então será adicionado a fração B do diluente, com o envasamento em palhetas, submetidas à criopreservação e, por fim as palhetas serão armazenadas em nitrogênio líquido (-196°C). Após a descongelação, serão feitas analises do CASA, citometria de fluxo e dosagem de ATP. Dessa forma, espera-se identificar, pela primeira vez, a presença de receptores de IGF-I na célula espermática de suínos. Além disso, busca-se determinar concentrações que promovam aumento na concentração de ATP intracelular, o que levaria a melhorias nos parâmetros de motilidade e integridade das membranas plasmática e acrossomal, atribuídas à ação do IGF-I durante o HT. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)