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Percepções dos profissionais de educação sobre o modelo de educação inclusiva em Portugal, obtidas em grupo focal

Processo: 25/12983-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Beneficiário:Camila Elidia Messias dos Santos
Supervisor: Maria Catarina Leite Rodrigues Grande
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Porto (UP), Portugal  
Vinculado à bolsa:24/09662-0 - Educação inclusiva: Desafios para profissionais brasileiros e portugueses, BP.PD
Assunto(s):Educação escolar básica   Inclusão escolar   Educação inclusiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Básica | Equipe multidisciplinar | inclusão escolar | Práticas Inclusivas | Recursos disponíveis | Educação Inclusiva

Resumo

A inclusão é considerada um dos alicerces para uma educação de qualidade, reconhecida nas agendas políticas de diversos países. Portanto, é necessário promover a reflexão sobre o significado da inclusão e quais ações precisam ser implementadas nas articulações entre políticas, práticas e valores. Os profissionais da educação, a partir da articulação de suas ideias poderão elaborar e utilizar estratégias que contribuirão com um trabalho mais inclusivo. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo descrever e categorizar as percepções dos profissionais de educação sobre o modelo de educação inclusiva em Portugal, por meio de grupo focal, em termos de recursos disponíveis e práticas utilizadas com alunos com necessidades educacionais especiais. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, com metodologia de grupo focal. Pretende-se a participação de 24 profissionais da educação, dos diferentes níveis de ensino de escolas públicas de Educação Básica, da região de Porto-Portugal divididos em, pelo menos, quatro grupos com seis participantes cada. Os dados serão coletados por: a) Formulário de Caracterização do Agrupamento Escolar (FCAE); b) Questionário Sociodemográfico Profissionais de Educação (QSPE) e, c) Roteiro de entrevista - Grupo Focal. Os dados do FCAE e os QSPE dos profissionais serão utilizados para caracterização das instituições e participantes. Adicionalmente, discussões dos grupos focais serão analisadas com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. A codificação será realizada manualmente com auxílio de planilha estruturada, ou com o uso de software (como NVivo). As categorias emergentes relacionadas com a percepção de recursos disponíveis e das práticas utilizadas serão trianguladas com os dados sociodemográficos dos participantes.

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