Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do carregamento de cargas bilaterais assimétricas no controle do equilíbrio dinâmico durante a locomoção de adultos jovens

Processo: 25/15356-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Renato de Moraes
Beneficiário:Julia da Rocha Piazentin
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento motor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Motor | Controle da Locomoção | Locomoção adaptativa | Comportamento Motor

Resumo

Caminhar é uma atividade motora essencial que requer estabilidade dinâmica e a capacidade de fazer ajustes posturais com base nas características do ambiente e da tarefa. O transporte de carga altera a biomecânica da caminhada, deslocando o centro de massa e exigindoadaptações que varia conforme o peso e a posição da carga. Cargas bilaterais assimétricas, comuns no dia a dia, demandam ajustes corporais para manter o equilíbrio dinâmico, influenciando a biomecânica e a coordenação entre braços e pernas durante a caminhada. Estudos indicam que cargas unilaterais impactam a estabilidade postural, mas faltam dados sobre os efeitos de cargas bilaterais assimétricas, limitando a compreensão das adaptações na caminhada. Investigar essas condições pode oferecer clareza sobre estratégias mais seguras de transporte de cargas, melhorando o equilíbrio dinâmico. Assim, o objetivo do presente estudo é investigar o efeito do carregamento de cargas bilaterais assimétricas sobre o equilíbrio dinâmico durante a caminhada de adultos jovens. Serão recrutados 15 adultos jovens (18 a 30 anos). Os participantes serão avaliados quanto à dominância do membro superior e, em seguida, 39 marcadores retrorrefletivos serão posicionados para análise cinemática. O movimento será capturado por nove câmeras do sistema de análise do movimento Vicon com frequência de 200 Hz. Os participantes caminharão nas suas velocidades preferidas em uma passarela de 9 m de comprimento sob quatro condições experimentais: (A) sem carga (controle), (B) com carga unilateral de 5 kg na mão dominante (transporte unilateral), (C) com carga bilateral assimétrica, mas com uma carga muito leve na mão não dominante (transporte assimétrico bilateral leve - 5,4 kg na mão dominante e 0,4 kg na mão não dominante) e (D) com carga assimétrica bilateral, mas com uma carga pesada na mão não dominante (transporte assimétrico bilateral pesado - 7 kg na mão dominante e 2 kg na mão não dominante). Eles realizarão 5 tentativas por condição, totalizando 20 tentativas totalmente randomizadas. Será analisada a margem de estabilidade nas direçõesanteroposterior e mediolateral nos quatro passos centrais na passarela. Para a análise estatística, serão utilizadas as médias das cinco tentativas de cada condição experimental. As variáveis dependentes serão submetidas a análises de variância (ANOVA) de um fator (4 condições) com medidas repetidas, considerando o nível de significância de 0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)