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Controle Preditivo por Modelo Aplicado à Dinâmica Veicular com Restrições de Torque e Ângulo de Esterçamento

Processo: 25/19186-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 29 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 20 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Vilma Alves de Oliveira
Beneficiário:Thayson Pereira Alves
Supervisor: Antonella Ferrara
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Università degli Studi di Pavia, Itália  
Vinculado à bolsa:24/20198-4 - Integração de Subsistemas de Propulsão e Resistência Associada a Dinâmica Veicular, BP.IC
Assunto(s):Veículos elétricos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Preditivo por Modelo (MPC) | Driver-in-the-Loop | Segurança e estabilidade veicular | Torque e ângulo de esterço | Veículos Elétricos | 2DoF | 7DoF | Área associado à veículos de propulsão elétrica

Resumo

Este projeto concentra-se na pesquisa sobre a aplicação do Controle Preditivo por Modelo (MPC) à dinâmica veicular, com foco em segurança e estabilidade. O estudo será conduzido com dois modelos dinâmicos veiculares: um modelo simplificado de 2 graus de liberdade (2DoF) para referência e um modelo mais abrangente de 7DoF. O MPC será desenvolvido para lidar com restrições relacionadas ao controle de torque e ao ângulo de direção, garantindo uma operação realista e segura em diversas condições de direção. A pesquisa será realizada em colaboração com a Universidade de Pavia, na Itália, cuja expertise e infraestrutura proporcionam um ambiente ideal para o desenvolvimento de estratégias avançadas de controle. O objetivo final é contribuir para sistemas de controle capazes de aprimorar o desempenho do veículo, mantendo a segurança e a estabilidade em uma ampla gama de manobras.

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