Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do Butirato na Desnutrição Proteica e na Eficácia do Tratamento de Leucemia: Modulação da Hematopoese e das Células-Tronco Mesenquimais

Processo: 25/03129-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2029
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Ricardo Ambrósio Fock
Beneficiário:Rosana Lopes Rodrigues Amon
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desnutrição proteica   Leucemia   Quimioterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:butirato | desnutrição protéica | Leucemia | quimioterapia | Biologia Celular (hematologia)

Resumo

A leucemia é uma neoplasia hematológica caracterizada pela proliferação descontrolada de células malignas no sistema hematopoético. A desnutrição proteica (DP), comum em pacientes com leucemia, agrava o prognóstico, influenciando negativamente a hematopoese e comprometendo o microambiente hematopoético (MH). Alterações na microbiota intestinal, frequentemente associadas à desnutrição, reduzem a produção de butirato, um ácido graxo com propriedades epigenéticas e imunomoduladoras. Estudos prévios indicam que o butirato pode regular a expressão gênica por meio da inibição de histona-desacetilases (HDACs), modulando a proliferação celular, a inflamação e a homeostase do MH. Além disso, o condicionamento ablativo, utilizado no tratamento da leucemia, pode intensificar o impacto da DP, comprometendo ainda mais a recuperação hematopoética. O regime de condicionamento, que envolve a quimioterapia para erradicar as células leucêmicas, pode danificar as células-tronco hematopoéticas e mesenquimais, complicando o processo de reconstituição da medula-óssea. Este projeto propõe investigar o papel do butirato na recuperação da hematopoese e na modulação do microambiente hematopoético em condições de leucemia associadas à DP. Para isso, utilizaremos modelos experimentais in vitro e in vivo que simulem o impacto da desnutrição na hematopoese em células normais e malignas. Além disso, avaliaremos o potencial do butirato como um agente terapêutico capaz de mitigar os efeitos deletérios da desnutrição e do condicionamento ablativo, restaurando a função do microambiente hematopoético e modulando a progressão da leucemia. Os resultados esperados incluem a identificação de mecanismos pelos quais o butirato influencia o nicho hematopoético, favorecendo a hematopoese e diminuindo os efeitos decorrentes da DP, da leucemia e do tratamento ablativo. Este estudo poderá fornecer bases para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas inovadoras, combinando intervenções metabólicas e nutricionais no manejo de pacientes com leucemia (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)