Busca avançada
Ano de início
Entree

Implantação e monitoramento de um sistema de tratamento de efluentes por wetlands construídos visando o reuso de água

Processo: 10/00851-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Marcelo Antunes Nolasco
Beneficiário:Vitor Cano
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reúso da água   Esgotos sanitários   Poluição da água   Escassez de água   Tratamento de esgotos sanitários

Resumo

Nos países em desenvolvimento é possível verificar o lançamento inadequado de esgotos domésticos e industriais em corpos hídricos, causando poluição de recursos hídricos e riscos aos ecossistemas aquáticos. A Região Metropolitana de São Paulo, especificamente, apresenta uma situação de escassez de água de boa qualidade, devido à grande demanda e poluição de recursos hídricos. Nesse cenário verifica-se que a maior parte da água potável consumida em habitações é destinada a usos pouco nobres, de forma que o reuso de água para tais fins atuaria reduzindo a demanda por água de boa qualidade. O presente projeto tem por objetivo a implantação e monitoramento de duas unidades de tratamento de efluentes por wetlands construídos atuando no pós-tratamento da Estação de Tratamento de Esgotos da Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP. O grau de tratamento será verificado através da análise de remoção de matéria orgânica (DBO e DQO), nutrientes (Nitrogênio e Fósforo), sólidos e patógenos, servindo de base para uma comparação da eficiência entre as duas unidades (de fluxo vertical e horizontal). Objetiva-se, ainda, verificar se o efluente tratado pode ser encaminhado para reuso, estabelecendo as modalidades possíveis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANO, VITOR; VICH, DANIELE V.; ANDRADE, HELISSON H. B.; SALINAS, DELHI T. P.; NOLASCO, MARCELO A. Nitrification in multistage horizontal flow treatment wetlands for landfill leachate treatment. Science of The Total Environment, v. 704, FEB 20 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.