Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões anuais de reprodução dos anuros da Estação Ecológica dos Caetetus (SP)

Processo: 06/55363-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Jaime Aparecido Bertoluci
Beneficiário:Ricardo Augusto Brassaloti
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/09635-0 - Diversidade, dinâmica e conservação de árvores em florestas do estado de São Paulo: estudos em parcelas permanentes, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Anfíbios   Reprodução animal   Vocalização animal

Resumo

Este projeto tem por finalidade o estudo dos padrões anuais de reprodução dos anuros e a verificação das possíveis relações entre a atividade reprodutiva das espécies e as variáveis climáticas na Mata Mesófila Semidecídua da Estação Ecológica dos Caetetus. A coleta de dados será realizada pelo menos durante duas noites por mês (20:00-24:00 horas) entre agosto de 2006 e julho de 2007, em 10 sítios reprodutivos previamente escolhidos. Para cada espécie presente nas agregações reprodutivas observadas, serão estabelecidas classes para o número de machos em vocalização simultânea. A influência dos fatores climáticos sobre a atividade reprodutiva dos anuros será testada usando-se o Coeficiente de Correlação de Spearman. Esses dados, além de representarem por si só informações básicas importantes sobre a biologia e a ecologia das espécies, das populações e mesmo de toda a taxocenose, poderão servir de base para monitoramentos contínuos para garantir a distinção entre alterações de densidade e flutuações populacionais naturais, dados que podem ser usados para avaliar o estado de conservação dessa floresta tendo os anfíbios como bioindicadores. O presente projeto faz parte de um projeto maior intitulado Anurofauna de quatro florestas do estado de São Paulo: composição de espécies, distribuição espacial, padrões anuais de reprodução e monitoramento de populações, vinculado ao Projeto Temático "Diversidade, Dinâmica e Conservação em Florestas do Estado de São Paulo: 40ha de Parcelas Permanentes", ligado ao Programa Biota SP - FAPESP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRASSALOTI, RICARDO AUGUSTO; BERLELOCI, JAIME. A case of bilateral anophthalmy in an adult Boana faber (Anura: Hylidae) from southeastern Brazil. Phyllomedusa, v. 17, n. 2, p. 285-288, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.
RICARDO AUGUSTO BRASSALOTI; DENISE DE CERQUEIRA ROSSA-FERES; JAIME BERTOLUCI. Anurofauna da Floresta Estacional Semidecidual da Estação Ecológica dos Caetetus, Sudeste do Brasil. Biota Neotropica, v. 10, n. 1, p. 275-291, Mar. 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.