Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de plantas modelo para o estudo da interação de bactérias endofíticas de citros e Xylella fastidiosa, agente causal da CVC

Processo: 00/08498-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:João Lúcio de Azevedo
Beneficiário:Fernando Dini Andreote
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Bactérias fitopatogênicas   Xylella fastidiosa   Clorose variegada dos citros   Controle biológico

Resumo

Os resultados já obtidos pelo nosso grupo com bactérias endofíticas de Citros forneceram subsídios para a elaboração de um projeto temático, dentro do "Programa Genoma Funcional de Xylella fastidiosa", intitulado "O Papel de Genes Associados à Goma Xantana na Virulência e Patogenicidade de Xylella fastidiosa e o Desenvolvimento de Estratégias para o Controle Biológico da CVC". Como descrito no resumo que segue em anexo, o objetivo deste projeto é estudar a importância da goma xantana para a virulência e patogenicidade da X. fastidiosa em Citros. Para isso, utilizaremos bactérias endofíticas de Citros capazes de secretar xantanase no xilema de plantas infectadas por X. fastidiosa. Para que o objetivo seja alcançado necessitaremos ris um sistema in planta para testarmos os efeitos da presença de xantanase sob a capacidade de X. fastidiosa em colonizar o hospedeiro e desenvolver a patogênese. Além do próprio Citros, existe a possibilidade de se utilizar Cataranthus roseus ou tabaco como planta modelo nos testes de virulência e patogenicidade uma vez que estas plantas, quando infectadas com X. fastidiosa desenvolvem sintomas semelhantes àqueles observados em Citros, com a vantagem de exigir menor tempo tanto para a produção de plantas como para a expressão de sintomas. Este projeto de iniciação científica encaixa-se neste contexto e tem como objetivo desenvolver uma metodologia de inoculação de bactérias endofíticas de Citros e X. fastidiosa em plantas modelo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO, JOAO LUCIO; ARAUJO, WELINGTON LUIZ; LACAVA, PAULO TEIXEIRA. The diversity of citrus endophytic bacteria and their interactions with Xylella fastidiosa and host plants. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 39, n. 4, p. 476-491, OCT-DEC 2016. Citações Web of Science: 9.
ANDREOTE, FERNANDO D.; ROSSETTO, PRISCILLA B.; SOUZA, LEONARDO C. A.; MARCON, JOELMA; MACCHERONI, JR., WALTER; AZEVEDO, JOAO L.; ARAUJO, WELINGTON L. Endophytic population of Pantoea agglomerans in citrus plants and development of a cloning vector for endophytes. JOURNAL OF BASIC MICROBIOLOGY, v. 48, n. 5, p. 338-346, OCT 2008. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.