Busca avançada
Ano de início
Entree

O olhar espacial e geográfico na leitura e percepção da paisagem municipal: contribuições das representações cartográficas e do trabalho de campo no estudo do lugar

Processo: 07/00980-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Andrea Aparecida Zacharias
Beneficiário:Thiara Vichiato Breda
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Responsabilidade socioambiental   Formação continuada do professor   Educação ambiental   Conservação dos recursos naturais   Recursos naturais   Ourinhos (SP)

Resumo

O município de Ourinhos - SP, localizado na porção sudoeste do estado de São Paulo, destaca-se por apresentar uma "paisagem natural" bastante expressiva. No entanto, o potencial para o uso sustentável dos recursos naturais destas paisagens não é totalmente explorado. Fato que lhe agrega falta de atividades e pesquisas voltadas à educação ambiental de forma a conscientizar a população para a importância da conservação e preservação do meio ambiente municipal. Diante do exposto este projeto de pesquisa visa criar um Centro de Pesquisa em Educação Ambiental, no Campus da UNESP-Ourinhos, como subsídio à leitura e percepção das paisagens natural, social e cultural. E para atingir tal objetivo, no decorrer deste ano, o Centro será totalmente estruturado para: a) promover a formação continuada de professores da rede, os quais serão os futuros disseminadores desta prática socioambiental em sala de aula, como também; b) receber visitas monitoradas dos alunos dos ensinos (infantil e fundamental) das escolas locais. A partir desta proposta maior "A Criação de um Centro de Pesquisa em Educação Ambiental como Subsídio à Leitura e Percepção da Paisagem Municipal de Ourinhos" várias subpesquisas de iniciação científica estarão sendo desenvolvidas pelos alunos de Graduação da UNESP-Ourinhos, com objetivos gerais de pesquisar a paisagem municipal, a fim de desenvolver atividades práticas para a leitura e percepção da dinâmica espacial. Portanto, pesquisar que a Geografia estuda as relações sociedade-natureza na busca de explicações para a organização do espaço, a qual tem raízes nas relações sociais, tornam-se seus pontos de partida. E desenvolver atividades práticas com materiais didáticos para a estrutura e funcionamento do Centro, seu foco de análise. Os resultados pretendidos com as pesquisas de iniciação científicas serão diluídos para a estruturação e banco de dados do Centro, apresentados na forma de: kits didático-pedagógicos, cartilhas, panfletos, maquetes tridimensionais, mapas, croquis, teatro de fantoches e vídeos-documentários educativos. Além de roteiros monitorados para possíveis trabalhos de campo no município de Ourinhos. Destes, também se pretende obter oficinas e cursos de extensão, com a finalidade de difundir conceitos e conteúdos a respeito da temática ambiental, bem como conscientizar a população sobre os principais problemas socioambientais do município e formas de ações conservacionistas. Para isto, contaremos com o apoio e parcerias da Prefeitura Municipal -através das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação -, bem como da Delegacia Regional de Ensino. Deste modo, esperamos que este projeto possa difundir a Educação Ambiental para os diversos setores sociais criando um local de referência em estudos e vivências do meio ambiente em geral, tornando-se ato de cidadania. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)