Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da adsorção de ânions perclorato e hidrogenossulfato sobre fases intermetálicas ordenadas Pt-M (M = Mn, Mo, Pb, Sb e Sn)

Processo: 06/01526-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Dias Angelo
Beneficiário:Leticia Perez
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Adsorção (química)   Eletrocatálise

Resumo

A interação ânion eletrodo tem uma influência fundamental na eletrocatálise de diversas reações de oxidação de combustíveis orgânicos em meio ácido, pois competem com a adsorção da substância orgânica. Esse projeto tem como objetivo estudar a adsorção de ânions perclorato (ClO4-) e hidrogenossulfato (HSO4-) sobre fases intermetálicas ordenadas Pt-M (M = Mn, Mo, Pb, Sb e Sn). As fases intermetálicas ordenadas compostas por platina e outros metais de transição têm se mostrado promissoras para serem usadas como ferramenta metodológica para o estudo de eletrocatálise por apresentarem a possibilidade da modificação controlada da densidade eletrônica superficial e disposição estrutural dos sítios ativos, influenciando assim nas características de adsorção de ânions sobre a superfície do eletrocatalisador. Os processos de adsorção serão estudados através da técnica da espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e as informações obtidas serão interpretadas com vistas a estabelecer uma relação mais clara entre as características da superfície eletródica e suas propriedades na adsorção dos ânions em meio ácido. (AU)