Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinética de secagem de mamões submetidos a pré-tratamentos

Processo: 09/00519-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Mauro
Beneficiário:Diego Canizares
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Mamão   Secagem de alimentos   Branqueamento   Desidratação de alimentos   Tratamento térmico de alimentos

Resumo

A presente proposta está inserida no contexto de um projeto maior (Auxílio Pesquisa Fapesp 07/07596-0), no qual se estuda a secagem convencional de frutas e hortaliças com uso de ar aquecido. Pré-tratamentos aplicados antes da secagem convectiva (branqueamento térmico e desidratação osmótica) foram investigados em trabalho prévio (Bolsa IC FAPESP 07/03632-7) com o intuito de agregar características desejáveis ao mamão desidratado. A desidratação osmótica em soluções de sacarose contendo lactato de cálcio e ácido láctico apresentou boa eficiência de processo. Os melhores tratamentos foram selecionados com base na retenção de cor, na firmeza (textura) e na relação perda de água/ganho de soluto. Uma extensão dessa pesquisa é a investigação de adição de coberturas comestíveis como mais um possível pré-tratamento. A proposta do presente trabalho é conduzir estudos preliminares investigando adição de coberturas em mamões branqueados termicamente e/ou desidratados osmoticamente, o que será feito por planejamento fatorial e superfície de resposta com base na cor e na redução da atividade de água após a secagem convectiva. A seguir o trabalho consistirá na determinação da cinética de secagem dos mamões submetidos aos melhores tratamentos prévios. Isotermas de sorção serão determinadas nessas condições. O trabalho de pesquisa fornecerá dados úteis para desenho e controle de processos de secagem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA, CAROLINA CASTILHO; CAETANO, LIDIMARA CASSIA; SILVA, KEILA DE SOUZA; MAURO, MARIA APARECIDA. Influence of Edible Coating on the Drying and Quality of Papaya (Carica papaya). Food and Bioprocess Technology, v. 7, n. 10, p. 2828-2839, OCT 2014. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.