Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de um dispositivo registrador da componente elétrica de descargas elétricas atmosféricas nuvem-solo (Projeto Cintila)

Processo: 06/00636-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Deisy Piedade Munhoz Lopes
Beneficiário:Bruno Jardim
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrodinâmica   Relâmpago   Descarga elétrica

Resumo

Os relâmpagos são uma manifestação eletrodinâmica complexa, traduzindo na verdade a caracterização dos processos termo-eletrodinâmicos dos núcleos convectivos das tempestades. O estudo das ocorrências das descargas elétricas é importante para o entendimento desse processo, implicando na possibilidade de empregar esse conhecimento para várias aplicações, tais como de meteorologia ou engenharia. Assim, este projeto visa estabelecer os conceitos de uma eletrônica experimental, a que se tenha total controle, desenvolvido para detecção e registro da componente elétrica do sinal proveniente de descargas elétricas atmosféricas nuvem-solo. Não se dispõe de uma tecnologia nacional para o registro e monitoramento dos sinais eletromagnéticos produzidos por descargas elétricas atmosféricas. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tem sido pioneiro nesta área e este projeto de Iniciação Científica faz parte de um esforço de cooperação e transferência de conhecimentos entre instituições - DGE/INPE e DF/UNESP - Rio Claro. Esse esforço insere-se na ideia de viabilizar em médio prazo a disseminação e consolidação de novos núcleos de estudos de fenômenos atmosféricos planetários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)