Busca avançada
Ano de início
Entree

Princípio de invariância para equações diferenciais funcionais com retardamento limitado

Processo: 07/54247-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 15 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Luís Fernando Costa Alberto
Beneficiário:Marcos Napoleão Rabelo
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

O principal objetivo deste projeto é o estudo do comportamento assintótico de sistemas com retardo não-lineares. Em particular, pretende-se exibir uma versão da extensão do Princípio da Invariância de LaSalle para sistemas diferenciais funcionais com retardamento limitado. O princípio de invariância já foi estendido para sistemas de equações diferenciais ordinárias e equações de diferença. A principal vantagem destas extensões é que se relaxam as condições sobre a derivada da função escalar auxiliar permitindo que a mesma possa ser positiva em conjuntos limitados. Espera-se obter resultados similares para equações diferencias funcional com retardo, entretanto, devido à natureza mais complexa desta classe de sistemas, espera-se encontrar as seguintes dificuldades: (I) O espaço de estados é um espaço de funções de dimensão infinita, logo conjuntos limitados não são compactos; (II) o conceito de derivada precisa ser revisto na medida em que diferenciabilidade pode não ser garantida para certas condições iniciais; (III) o conceito de continuidade do campo vetorial também precisa ser revisto para garantir que o problema esteja bem definido. Em função dos avanços obtidos nos estudos do princípio de invariância, pretende-se, num segundo ano de atividades, estudarem a caracterização da fronteira da região de estabilidade desta classe de sistemas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RABELO, MARCOS; ALBERTO, L. F. C. An Extension of the Invariance Principle for a Class of Differential Equations with Finite Delay. Advances in Difference Equations, p. 496936, 2010. Citações Web of Science: 2.
CUEVAS, CLAUDIO; HERNANDEZ, EDUARDO; RABELO, MARCOS. The existence of solutions for impulsive neutral functional differential equations. COMPUTERS & MATHEMATICS WITH APPLICATIONS, v. 58, n. 4, p. 744-757, AUG 2009. Citações Web of Science: 30.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.