Busca avançada
Ano de início
Entree

Poder local e participação popular: um estudo sobre a experiência de Rio Claro (1997 a 2003)

Processo: 03/03627-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Romualdo Dias
Beneficiário:Leandro Sales Esteves
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Participação social   Poder local   Democracia   Urbanização   Planejamento territorial urbano   Políticas públicas   Rio Claro (SP)

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar programas de participação dos moradores da cidade de Rio Claro (na gestão da cidade) organizados pelo governo local, através da equipe administrativa constituída por lideranças políticas da Frente do Cidadão de Rio Claro, no período de 1997 a 2003. Daremos prioridade para a análise dos seguintes programas: Conferência da Cidade, Conferências temáticas específicas em políticas públicas, Orçamento Participativo, Prefeitura nos Bairros e Gabinete Itinerante do Prefeito. Pretendemos explicitar o conjunto' de atividades promovidas em cada programa de participação, as modalidades de envolvimento dos moradores da cidade, os resultados alcançados e as relações da população com as autoridades. Exporemos as concepções de "participação" e de "popular" presentes nos discursos inerentes a estas práticas políticas de gestão do município e o quanto elas têm sido suficiente para efetuar intervenções eficazes no processo de desenvolvimento urbano. (AU)