Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de diferentes tipos de cobertura das folhas de amoreira (Morus sp.) após os tratos na produção de casulos do bicho-de-seda (Bombyx mori L.)

Processo: 03/13118-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Roque Takahashi
Beneficiário:Daniel Alexandre Eloi Pinto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Morus   Cobertura vegetal   Bichos-da-seda   Manejo animal

Resumo

O presente trabalho será realizado no Setor de Sericicultura da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP-Campus de Jaboticabal, objetivando o estudo de vários tipos de cobertura para a esteira, após os tratos com folhas de amoreira, com o objetivo de definir o manejo que promoverá melhor produção de casulos. O trabalho será constituído de três ensaios: um na primavera, um no verão e um no outono, abrangendo todo o período sericícola do ano. Os tratamentos serão constituídos de: T1 - Folhas Enxutas (testemunha); T2- Folhas cobertas com Jornal; T3- Folhas cobertas com Papel de Seda; T4- Folhas cobertas com Plástico; T5- Folhas cobertas com Pano seco; T6- Folhas cobertas com Pano úmido. E os parâmetros a serem estudados serão os seguintes: índice de mortalidade; peso médio dos casulos; teor de seda líquida. (AU)