Busca avançada
Ano de início
Entree

Compósitos de polipropileno virgem e pós-consumo com fibra de curauá obtidos por extrusão/injeção

Processo: 04/14757-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Marco-Aurelio de Paoli
Beneficiário:Bárbara Íria Silva Mano
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento de polímeros   Materiais compósitos de fibras   Polipropilenos   Fibras naturais   Reciclagem   Extrusão (conformação mecânica)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compositos | Fibra Natural | Polipropileno | Polipropileno Pos-Consumo | Processamento De Polimeros | Reciclagem

Resumo

A crescente preocupação com o meio ambiente vem tornando maior o aproveitamento de recursos renováveis e a procura por métodos que resultem no mínimo impacto ambiental. O uso de fibras naturais como reforço em matrizes poliméricas vem gradualmente sendo utilizado, melhorando as propriedades mecânicas do material e podendo substituir reforços inorgânicos como a fibra de vidro, com a vantagem de serem mais leves, baratas, não abrasivas aos equipamentos de processamento e biodegradáveis. No entanto, o caráter hidrofílico das fibras e hidrofóbico de certos polímeros, como o polipropileno, resultam em compósitos com propriedades mecânicas ruins, requerendo a utilização de métodos que proporcionem a adesão entre esses materiais. Neste projeto, compósitos de polipropileno virgem e pós-consumo com fibra de Curauá serão preparados por extrusão reativa utilizando anidrido maleico como agente de acoplamento, visando a não geração de resíduos. Para maior compatibilização entre o polipropileno e as fibras, a superfície dessas será tratada com plasma a frio e hipoclorito. Os compósitos obtidos serão caracterizados por análise diferencial de varredura, análise termogravimétrica, índice de fluidez, ensaios de tração, flexão e impacto e medidas de espectroscopia na região do infravermelho e medidas de microscopia eletrônica de varredura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)