Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de materiais ferroelétricos para a produção de transdutores piezoelétricos para altas temperaturas

Processo: 00/05161-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:José Antonio Eiras
Beneficiário:Aline Vendramini Marques
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil

Resumo

Transdutores piezoelétricos, para emissão e detecção de ultra-som, tem sido largamente utilizados em diagnose, médica ou ensaios não destrutivos. Em ensaios não destrutivos, particularmente, existem situações em que ensaios devem ser realizados em temperaturas superiores à ambiente. Nestes casos o material piezoelétrico cerâmico pode apresentar limitações para o uso dependendo da sua temperatura de Curie. Materiais ferroelétricos com alta temperatura de Curie podem ser os à base de niobatos de chumbo. Esses materiais apresentam todavia a vantagem de que, apesar de conterem chumbo na composição, a atividade do chumbo a altas temperaturas é muito menor que nos PZT's, o que possibilitaria sua sinterização com muito menor poluição ambiental. Neste trabalho pretendemos investigar o sistema PbNb2O6 com vistas à obtenção de materiais densos e livre de poros, com especial interesse à manutenção da temperatura de Curie em patamares consideravelmente superiores à dos PZT's. Para otimizar o processo de sinterização e as propriedades desejadas deverão ser utilizados TiO2-, e BaNO3 e MnO2 como aditivos. Para o aprimoramento de sua formação a bolsista deverá assimilar técnicas de convencionais de processamento cerâmico aplicando-as e adequando-as ã preparação dos materiais acima mencionados. A caracterização dielétrica e piezoelétrica dos corpos cerâmicos serão realizadas por outros membros do grupo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENET‚ M.; SANTOS‚ IA; EIRAS‚ JA; GARCIA‚ D. Potentiality of SBN textured ceramics for pyroelectric applications. Solid State Ionics, v. 177, n. 5, p. 589-593, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.