Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia molecular de Anopheles darlingi Root e do subgênero Nyssorhynchus de Anopheles (Diptera: Culicidae)

Processo: 08/08538-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Maria Anice Mureb Sallum
Beneficiário:Brian Patrick Bourke
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/53973-0 - Sistemática de Anopheles (Nyssorhynchus) (Diptera: Culicidae), AP.TEM

Resumo

An. darlingi é considerada o vetor mais importante de plasmódios humanos no Brasil. No entanto, a sua participação na dinâmica da transmissão da malária na América Central e no sudeste do Brasil parece não ser significativa e não está bem caracterizada. Populações de uma mesma espécie podem ter tanto a competência como a capacidade vetoras diferentes ao longo da distribuição geográfica, seja por fatores ambientais ou por possuírem conjuntos gênicos distintos. Nesse sentido, as populações de An. darlingi podem ter papel variável na dinâmica da transmissão da malária nas diversas regiões da área de distribuição do inseto. Sabe-se que existe divisão dos conjuntos gênicos de populações de An. darlingi da América Central, Amazônia e sudeste do Brasil. No entanto, maior diversidade de haplótipos foi observada em populações da Amazônia e do sudeste do Brasil, sugerindo que aquelas da América Central podem ter se originado da América do Sul. Geograficamente, as montanhas da América Central podem atuar como barreira para o fluxo gênico. Os objetivos do projeto são: 1) caracterizar geneticamente populações de An. darlingi; 2) avaliar os padrões de distribuição e o grau de diversidade genética de populações do sudeste e da Amazônia brasileira; 4) estimar a posição filogenética de An. darlingi dentro de Anopheles (Nyssorhynchus); 5) identificar complexos de espécies crípticas no subgênero Nyssorhynchus de Anopheles. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTOKI, MAYSA TIEMI; BOURKE, BRIAN PATRICK; BERGO, EDUARDO STERLINO; DA SILVA, ALLAN M.; MUREB SALLUM, MARIA ANICE. SYSTEMATIC NOTES OF ANOPHELES KONDERI AND ITS FIRST RECORD IN PARANA STATE, BRAZIL. JOURNAL OF THE AMERICAN MOSQUITO CONTROL ASSOCIATION, v. 27, n. 3, p. 191-200, SEP 2011. Citações Web of Science: 7.
BOURKE, BRIAN P.; FOSTER, PETER G.; BERGO, EDUARDO S.; CALADO, DANIELA C.; SALLUM, MARIA ANICE M. Phylogenetic relationships among species of Anopheles (Nyssorhynchus) (Diptera, Culicidae) based on nuclear and mitochondrial gene sequences. Acta Tropica, v. 114, n. 2, p. 88-96, 2010. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.