Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática e biogeografia do subgênero Nyssorhynchus de Anopheles (Diptera, Culicidae)

Processo: 06/00677-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 06 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Maria Anice Mureb Sallum
Beneficiário:Daniéla Cristina Calado
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Anopheles (Nyssorhynchus) constitui o subgênero mais estudado dentre os anofelíneos neotropicais, porém ainda existem dúvidas quanto à taxonomia e sistemática do grupo. O presente trabalho terá como objetivos: (1) realizar revisão taxonômica do subgênero Nyssorhynchus de Anopheles , (2) construir hipótese de relacionamento filogenético entre as espécies utilizando caracteres morfológicos e moleculares (gene white e Subunidade CPS do gene nuclear CAD) e (3) analisar o padrão biogeográfico do grupo. Para isso serão realizadas coletas em diferentes localidades do território brasileiro, bem como serão utilizadas amostras obtidas para o projeto temático 2005/53973-0, intitulado “Sistemática de Anopheles (Nyssorhynchus) (Diptera: Culicidae)". Serão realizadas análises morfológicas, utilizando todos os estágios de desenvolvimento, com objetivo de levantar novos caracteres que possam ser utilizados para caraterização das espécies e construção de propostas de relacionamentos filogenéticos. Caracteres moleculares, obtidos a partir dos genes white e CAD também serão utilizados para reconstrução filogenética. Dados de distribuição das espécies serão utilizados para estudo do padrão biogeográfico do subgênero. As informações obtidas a partir dessas análises, poderão auxiliar não apenas o diagnósticos específico, mas também a compreensão dos processos envolvidos na evolução do grupo, fornecer informações para a elaboração de classificações, auxiliar no entendimento de como parasita, vetor e hospedeiro se relacionam e/ou de como essas relações podem ter evoluído. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOURKE, BRIAN P.; FOSTER, PETER G.; BERGO, EDUARDO S.; CALADO, DANIELA C.; SALLUM, MARIA ANICE M. Phylogenetic relationships among species of Anopheles (Nyssorhynchus) (Diptera, Culicidae) based on nuclear and mitochondrial gene sequences. Acta Tropica, v. 114, n. 2, p. 88-96, 2010. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.