Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação histomorfológica da resposta da polpa de dentes de cães submetida ao capeamento com Ca(OH)2 e agregado de trióxido mineral

Processo: 03/09604-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Sandra Rahal Mestrener
Beneficiário:Vanessa Rahal
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento do canal radicular   Capeamento da polpa dentária

Resumo

O capeamento pulpar é uma técnica de tratamento que consiste na adequada proteção de uma polpa vital exposta no meio oral que objetiva a preservação de sua vitalidade. Através deste trabalho observaremos a resposta da polpa dental de cães ao uso do agregado de trióxido mineral (MTA) e hidróxido de cálcio quando empregados como material de capeamento pulpar. Serão realizadas cavidades tipo classe V e exposição pulpar padronizada dos dentes com ponta diamantada preparada para um diâmetro de 0,5 mm. Os dentes serão divididos em dois grupos de acordo com o material capeador utilizado. No primeiro grupo, o capeamento será realizado com pasta de Ca(OH)2, enquanto que, no segundo grupo, o MTA (agregado de trióxido mineral) será empregado. Após dois meses os animais serão sacrificados para a posterior análise microscópica dos dentes, sendo assim verificada a efetividade de cada material. A análise estatística a ser empregada constituir-se-á de análise exploratória dos dados para posterior análise de variância. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRÉ LUIZ FRAGA BRISO; VANESSA RAHAL; SANDRA RAHAL MESTRENER; ELOI DEZAN JUNIOR. Biological response of pulps submitted to different capping materials. Brazilian Oral Research, v. 20, n. 3, p. 219-225, Set. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.