Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de um modelo animal de indução ao overtraining para consolidação de linha de apesquisa e estabelecimento de valores de referência da razão glutamina/glutamato par prevenção do overreaching não funcional

Processo: 09/51125-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Denise Vaz de Macedo
Beneficiário:Rodrigo Hohl
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leucócitos   Treinamento   Ratos   Glutamina   Overtraining

Resumo

O treinamento esportivo geralmente envolve exercícios com sobrecargas diferenciadas. a fim de aumentar o desempenho atlético. As adaptações positivas que se seguem são dependentes de um período de recuperação pós-estímulo. Já o overtraining (01), processo contínuo de treinamento intensificado sem a recuperação adequada pode culminar em basicamente dois estados diferenciados em relação ao desempenho: overreaching funcional (FOR), que pode resultar em manutenção ou mesmo melhora de desempenho e overreaching não funcional (NFOR), caracterizado pela queda no desempenho a despeito da diminuição ou manutenção das cargas de treino. Embora existam muitas teorias na atualidade, os mecanismos do continuum Adaptação-FOR-NFOR permanecem desconhecidos. Durante o doutorado direto validamos um modelo de indução aos estados adaptado, FOR e NFOR em ratos Wistar, aceito para publicação no periódico Medicine and Science in Sports and Exercise (Hohl et al. 2009, in press). O modelo é reprodutível, e permite a investigação e associação de diversos parâmetros bioquímicos em sangue e tecidos, comparáveis através de uma mesma metodologia. Durante esse período também coube a mim a coorientação de três projetos de IC. Com as observações geradas, propusemos a submissão de dois projetos de mestrado aprovados pela FAPESP (07/57512-2 e 07/57511-6), dando continuidade ao treinamento de coorientação de pesquisadores do grupo. Os objetivos deste projeto de pós-doe são: concluir as coorientações de mestrado e validar a razão glutamina/glutamato como um marcador para controle do processo de treinamento e prevenção do estado NFOR. Isso contribuirá para a consolidação da linha de pesquisa de investigação do continuum adaptação/OT através da dedicação exclusiva durante a realização do protocolo de treinamento, experimentos, levantamento bibliográfico e produção dos manuscritos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PERRONI FERRARESSO, RODRIGO LUIZ; DE OLIVEIRA, RENATO BUSCARIOLLI; MACEDO, DENISE VAZ; SOARES NUNES, LAZARO ALESSANDRO; BRENZIKOFER, RENE; DAMAS, DANILO; HOHL, RODRIGO. Interaction between Overtraining and the Interindividual Variability May (Not) Trigger Muscle Oxidative Stress and Cardiomyocyte Apoptosis in Rats. OXIDATIVE MEDICINE AND CELLULAR LONGEVITY, 2012. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.