Busca avançada
Ano de início
Entree

Validação funcional de potenciais enhancers de glândula anelar identificados no genoma de Drosophila melanogaster

Processo: 08/03476-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Nadia Monesi
Beneficiário:Patricia Vieira Zampar
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Drosophila melanogaster   Biologia computacional   Expressão gênica

Resumo

"Enhancers" constituem a maior classe de elementos de DNA com função reguladora, cuja função é especificar os níveis de RNAm a serem transcritos e ditar padrões espaciais e temporais de regulação de expressão dos genes aos quais estão associados. Recentemente, nosso grupo caracterizou funcionalmente dois "enhancers" na região promotora do gene de pufe de DNA BhC4-1. O "enhancer" de 129 pb (-186/-58) regula a expressão de BhC4-1 em glândulas salivares de prépupas e o "enhancer" de 67 pb (-253/-187) regula a expressão do gene a partir do final da embriogênese na glândula anelar, órgão endócrino responsável pela síntese de esteróides. Até onde é de nosso conhecimento, o "enhancer" de glândula anelar é único, no sentido que não foram identificados em Drosophila melanogaster elementos cis-reguladores que promovem transcrição exclusivamente na glândula anelar, a partir do final da embriogênese. Uma análise bioinformática identificou 67 sequências únicas de D. melanogaster que são similares a diferentes regiões do "enhancer" de glândula anelar e cuja maioria está localizada em regiões reguladoras ou em íntrons. O objetivo do presente projeto é validar duas das sequências similares ao "enhancer" de glândula anelar, identificadas através da análise bioinformática, quanto à sua capacidade em regular a expressão neste tecido, quando testadas à montante de um gene repórter em linhagens transgênicas de D. melanogaster. A demonstração de que os fragmentos testados são capazes de regular a expressão do gene repórter na glândula anelar de transgênicos confirmará que os fragmentos identificados pela análise bioinformática são relevantes do ponto de vista funcional e contribuirá para o entendimento de mecanismos reguladores de expressão gênica no mais importante órgão endócrino larval. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WILFREDO CACHAY WESTER, JORGE VICTOR; COUTO LIMA, CARLOS ANTONIO; ROSA MACHADO, MAIARO CABRAL; ZAMPAR, PATRICIA VIEIRA; TAVARES, SIMONE SAKAGUTE; MONESI, NADIA. Characterization of a novel Drosophila melanogaster cis-regulatory module that drives gene expression to the larval tracheal system and adult thoracic musculature. GENESIS, v. 56, n. 8 AUG 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.