Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos em múltiplas escalas temporais da variação do fluxo de raios cósmicos

Processo: 06/04402-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jean Pierre Raulin
Beneficiário:Rafael Rodrigues Souza de Mendonça
Instituição-sede: Centro de Rádioastronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atividade solar   Eletricidade atmosférica   Meteorologia   Raios cósmicos   Complejo Astronómico El Leoncito (CASLEO)

Resumo

Os Raios Cósmicos são partículas muito energéticas com um alto poder de penetração, que atingem a Terra constantemente. Esse fluxo de raios que chega a Terra apresenta variações temporais relacionadas com: (I) o ciclo de atividade solar; (II) a presença de estruturas magnéticas no meio interplanetário; (III) explosões solares; (IV) variações temporais da eletricidade atmosférica, e de alguns índices meteorológicos, como por exemplo, pressão, temperatura ambiente e precipitação de chuva. A modulação do fluxo de raios cósmicos pode ser observada através de vários detectores, como o CARPET, recentemente instalado no Complejo Astronomico El Leoncito (CASLEO, San Juan) na Argentina, através da colaboração entre o Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM), o Instituto de Física Lebedev (LPI) de Moscou na Rússia e o CASLEO. Este projeto tem como foco criar uma metodologia para a correção, calibração e representação gráfica dos dados coletados pelo CARPET. Isto permitirá analisar a relação entre os índices pluviométricos e as variações temporais detectadas no fluxo de raios cósmicos, identificando-se também outras causas para estas variações como a eletricidade atmosférica e processos geomagnéticos. (AU)