Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de polimorfismo do genoma mitocondrial entre duas populações de Plebeia remota (Hymenoptera, Apidae, Meliponini)

Processo: 98/13308-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 1999
Vigência (Término): 31 de dezembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Maria Cristina Arias
Beneficiário:Flávio de Oliveira Francisco
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genoma mitocondrial   Polimorfismo de fragmento de restrição   Haplotipos   Abelhas   Plebeia remota   Meliponini   Distribuição geográfica

Resumo

O presente projeto visa fazer uma análise do genoma mitocondrial da abelha Plebeia remota, caracterizando-o inicialmente com enzimas de restrição, mapeando seus sítios de clivagem e posteriormente localizando alguns de seus principais genes codificadores de proteínas e das subunidades ribossomais. Utilizaremos diferentes técnicas de extração de DNA, eletroforese em agarose, Southern Blotting e hibridação com sonda mitocondrial heteróloga derivada do genoma mitocondrial de Apis mellifera, marcada com digoxigenina. Após a caracterização desse genoma, amostras de P. remota coletadas no Paraná e Mata Atlântica de São Paulo serão analisadas. Pretendemos determinar o número de haplótipos existentes e possíveis relações com a distribuição geográfica e as diferenças comportamentais que têm sido relatadas para essas duas populações. (AU)