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Projeto, construção, testes em túnel de vento e análise teórica utilizando o método dos painéis, de um modelo de uma aeronave bi-motor leve incluindo os efeitos de hélice

Processo: 06/50530-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Michael George Maunsell
Beneficiário:Frederico Alves Silva Ribeiro
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeronaves   Aerodinâmica de aeronaves   Propulsão de aeronaves   Hélices de aeronaves   Túneis de vento   Método dos painéis

Resumo

O projeto consiste em analisar o desempenho aerodinâmico do conjunto moto-propulsor de uma aeronave bi-motor leve e compará-lo com o desempenho de uma configuração alternativa proposta - a configuração "pusher". O projeto total é extenso, sendo que etapas já foram feitas por outros bolsistas e há um outro candidato pretendendo uma bolsa em uma parte diferente do trabalho simultaneamente. Aqui se pretende analisar experimentalmente a configuração "pusher" com os efeitos da potência da hélice. As etapas deste projeto são: Conclusão da construção da nacelle na configuração "pusher", iniciada por um bolsista anterior, projeto e realização da instalação do conjunto construído no modelo da aeronave, sendo que o motor ficará externo à nacele; instalação da eletrônica de controle do motor em um computador; realização de ensaios em túnel de vento para medir cargas aerodinâmicas e distribuição de pressão estática; aplicação de correções nos dados obtidos para retirar os efeitos das paredes do túnel de vento; análise dos dados obtidos nesta parte do trabalho e comparação com os resultados dos trabalhos anteriores. (AU)