Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da função esquelética e sensorial de diabéticos neuropatas do Hospital Universitário através de um protocolo integrado

Processo: 03/00840-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Isabel de Camargo Neves Sacco
Beneficiário:Cristina Dallemole Sartor
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação física e funcional   Biomecânica   Diabetes mellitus   Neuropatias diabéticas   Sensibilidade cutânea

Resumo

Diabetes Mellitus é um problema de saúde universal e dentre as complicações crônicas mais comuns está a neuropatia diabética. Este paciente apresenta uma perda progressiva de sensibilidade da porção distal para a proximal dos membros, parestesias, dor em queimação, alteração da sudorese principalmente nos membros inferiores, que podem levar a modificações na estrutura óssea do pé, fraqueza dos músculos distais, limitação de mobilidade articular e instabilidade na postura bípede e na marcha. O objetivo deste trabalho é elaborar um protocolo de avaliação que sirva de instrumento para a prática clínica, que permita a identificação de problemas de mobilidade e função esquelética, alterações posturais importantes e alterações de sensibilidade periférica e propriocepção. Será elaborado um protocolo experimental com alguns testes e avaliações que busquem descrever as funções motoras, posturais e de sensibilidade de 50 sujeitos diabéticos neuropatas diagnosticados clínica ou eletroneuromiograficamente. O protocolo será constituído de: (1) avaliação inicial - através de um questionário elaborado para entrevista pessoal e a impressão plantar em um pedígrafo para avaliar a conformação plantar dos sujeitos; (2) Avaliação funcional - provas de função muscular, avaliação da mobilidade articular através de goniômetro, avaliação postural e funcional de membros inferiores; (3) Avaliação da sensibilidade tátil, térmica e proprioceptiva plantar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ICN SACCO; CD SARTOR; AA GOMES; SMA JOÃO; R CRONFLI. Avaliação das perdas sensório-motoras do pé e tornozelo decorrentes da neuropatia diabética. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 11, n. 1, p. 27-33, Fev. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.