Busca avançada
Ano de início
Entree

Enfrentamento dos problemas sociais pelos profissionais das equipes de saúde da família nas comunidades atendidas

Processo: 08/54461-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Beatriz Helena Carvalho Tess
Beneficiário:Natalia de Paula Kanno
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção primária à saúde   Saúde da família   Programa Saúde da Família   Problemas sociais   Pessoal de saúde

Resumo

Introdução. O Programa Saúde da Família (PSF) na cidade de São Paulo teve como prioridade inicial para implantação os distritos administrativos onde se concentravam famílias em situação de vulnerabilidade social. Nestas situações, prevê-se que os profissionais do PSF se confrontem com problemas sociais nas comunidades atendidas. A partir de alguns relatos 7- em lista de discussão online de médicos do PSF, evidencia-se que muitos têm dificuldades para lidar com esses problemas, que muitas vezes fogem da governabilidade do setor saúde. Assim, este projeto abordará como os profissionais de saúde percebem e enfrentam esses problemas sociais vividos pelas comunidades atendidas na sua rotina de atenção â saúde. Objetivos. Do ponto de vista dos profissionais de saúde de Unidades Básicas de Saúde (UBS), conhecer os principais problemas sociais das comunidades atendidas; conhecer os modos de enfrentamento desses problemas sociais pelos profissionais de saúde de UBS; identificar propostas que potencialmente podem melhorar o enfrentamento dos problemas sociais pelos profissionais de saúde de UBS. Métodos. O projeto terá abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se da técnica de grupo focal como instrumento para formulação de um questionário semi-estruturado a ser aplicado a profissionais de saúde de quatro UBS da subprefeitura Butantã do município de São Paulo. Resultados esperados. Mapeamento dos principais problemas sociais das comunidades atendidas do ponto de vista dos profissionais de saúde das UBS envolvidas no projeto; conhecimento das alternativas de enfrentamento destes problemas sociais pelos profissionais de saúde da UBS; identificação de propostas que potencialmente podem melhorar o enfrentamento dos problemas sociais pelos profissionais de saúde das UBS. Desta forma, procurar-se-á contribuir para as discussões sobre esta temática. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATÁLIA DE PAULA KANNO; PATRÍCIA LACERDA BELLODI; BEATRIZ HELENA TESS. Profissionais da Estratégia Saúde da Família diante de demandas médico-sociais: dificuldades e estratégias de enfrentamento. Saúde e Sociedade, v. 21, n. 4, p. -, Dez. 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.