Busca avançada
Ano de início
Entree

Biometria e comparação anatômica dos membros anteriores e posteriores de quatro espécies de tatus sul-americanos atuais (Priodontes maximus, Euphractus sexcinctus, Cabassous sp. e Dasypus sp.) com duas espécies de tatus extintos do Pleistoceno (Propraopus sp. e Pampatherium sp.)

Processo: 06/55214-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Paleozoologia
Pesquisador responsável:Francisco Sekiguchi de Carvalho e Buchmann
Beneficiário:Fabiana Rodrigues Costa Nunes
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia animal   Biometria   Tatus   Pleistoceno   Estudo comparativo

Resumo

O presente estudo tem por finalidade realizar a biometria e proceder à comparação de quatro espécies de tatus sul-americanos atuais (Priodontes maximus, Euphractus sexcinctus, Cabassous sp, e Dasypus sp.) com duas espécies de tatus extintos (Propraopus sp, e Pampatherium sp.) visando diferenciá-los anatomicamente quanto às estruturas ósseas dos seus membros anteriores e posteriores. A partir da extração das estruturas ósseas necessárias ao estudo, a obtenção dos dados biométricos será realizada com o auxílio de um paquímetro para determinação do comprimento e largura dos ossos, bem como uma fita métrica para o comprimento longitudinal dos mesmos. O peso de cada estrutura óssea será aferido depois de estabelecido o peso total dos membros individualmente. A compilação dos dados obtidos permitirá a comparação entre as estruturas analisadas objetivando estabelecer diferenças anatômicas entre as diferentes espécies de tatus. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)