Busca avançada
Ano de início
Entree

Softwares de geometria dinâmica constituindo cenários para investigação na sala de aula de matemática

Processo: 00/13711-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Miriam Godoy Penteado
Beneficiário:Ana Cristina Coriguazi
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Geometria   Softwares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Matematica

Resumo

O objetivo deste projeto é produzir cenários para investigação em geometria que lancem mão de softwares de geometria dinâmica. A proposta de cenários de investigação está relacionada à organização de situações que estimulem os alunos a se engajarem em processos de exploração e argumentação, ação e reflexão. O computador tem um potencial inigualável para fazer simulações devido sua capacidade de lidar com grande quantidade de dados, fazer cálculos rapidamente e traçar gráficos. As simulações são fundamentais num processo de investigação e os softwares de geometria dinâmica são ricos em ferramentas que favorecem isso. Eles possibilitam a construção de objetos geométricos que podem ser movimentados [arrastados] pela tela mantendo os vínculos criados na construção inicial o que torna possível investigar os invariantes nesta construção. Os cenários de investigação que aqui se propõe, vem de encontro com a necessidade dos professores e é de extrema importância para o avanço do uso de tecnologia informática na direção das atuais propostas pedagógicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)