Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de elementos repetitivos isolados do genoma de Leporinus elongatus (Characiformes: Anostomidae) e sua relação com os cromossomos sexuais (Anostomidae, Characiformes)

Processo: 07/54735-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Patricia Pasquali Parise Maltempi
Beneficiário:Maria Eduarda Marreta
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Leporinus   Heterocromatina   Cromossomos sexuais   Análise de sequência de DNA

Resumo

Diversos estudos citogenéticos já realizados em peixes do gênero Leporinus (Characiformes: Anostomidae) demonstraram que todas as espécies apresentam uma estrutura cariotípica bastante conservada, composta por 2n=54 cromossomos dos tipos meta e submetacêntricos. O gênero possui um grupo de espécies com um mecanismo de cromossomos sexuais ZW, bem peculiar, onde o cromossomo W (submetacêntrico) é bem maior que o 2 (metacêntrico), e um grupo de espécies onde não é distinguido um par heteromórfico que possa ser diagnosticado como sexual. Estudos prévios sobre a identificação de seqüências repetitivas realizados com a espécie Leporinus elongatus demonstraram a presença de uma seqüência de aproximadamente 650pb, obtida após a digestão do DNA genômico com a enzima Spel, que foi denominada LeSpel. Esta seqüência foi caracterizada e através da técnica de hibridação cromossômica fluorescente foi localizada nos cromossomos sexuais, indicando ser um interessante marcador sexual. Neste projeto pretende-se analisar a presença/ausência da seqüência LeSpel em outras espécies do gênero Leporinus, buscando identificar padrões que esclareçam a história evolutiva dos cromossomos sexuais neste grupo. Este trabalho faz parte dos objetivos do projeto 06/60618-4, recentemente aprovado pela Fapesp. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARRETA, M. E.; FALDONI, F. L. C.; PARISE-MALTEMPI, P. P. Cytogenetic mapping of the W chromosome in the genus Leporinus (Teleostei, Anostomidae) using a highly repetitive DNA sequence. Journal of Fish Biology, v. 80, n. 3, p. 630-637, MAR 2012. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.