Busca avançada
Ano de início
Entree

Obliteração dos túbulos dentinários através do uso de diferentes dentifrícios

Processo: 00/08347-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 30 de novembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marcelo Giannini
Beneficiário:Carolina Diniz Micheloni
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Túbulos dentinários   Dentifrícios   Nitrato de potássio

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar a obliteração dos túbulos dentinários através da utilização de dentifrícios para hipersensibilidade cervical. Serão utilizadas as faces vestibulares e linguais de 12 terceiros molares humanos. O esmalte dental dessa região será removido pelo polimento com lixas de óxido de alumínio e pastas diamantadas, para a não formação da "smear layer". As superfícies dentinárias serão tratadas através de 4 grupos (n=6): 1- somente armazenamento em saliva artificial por 2 semanas a 37 C; 2- submetidos a duas escovações diárias com Sensodyne por 1 minuto, durante 2 semanas e o restante do tempo armazenados em saliva artificial; 3- idem grupo 2 com dentifrício Emoform e 4- idem grupo 2 com dentifrício Sorriso. A saliva artificial será substituída 1 vez por dia e os espécimes serão mantidos em agitador mecânico. Os espécimes serão preparados para microscopia eletrônica de varredura e fotografados em magnitude de 1000x. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEX JOSÉ SOUZA DOS SANTOS; MARCELO GIANNINI; LUIS ALEXANDRE MAFFEI SARTINI PAULILLO; JOSÉ ROBERTO LOVADINO; RICARDO MARINS DE CARVALHO. Effect of irradiation mode and filling technique on resin/dentin bonding strength in class I cavities. Brazilian Oral Research, v. 18, n. 3, p. 260-265, Set. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.