Bolsa 07/54417-9 - Câncer infantil, Paternidade - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo compreensivo do ser-pai da criança com câncer

Processo: 07/54417-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Elizabeth Ranier Martins Do Valle
Beneficiário:Luciana Palermo Coelho
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Câncer infantil   Paternidade   Pais   Família   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer Infantil | Paternidade | Vivencia

Resumo

O câncer é uma doença que afeta não só o paciente, mas também seus familiares. Considerando que, na área da Oncologia Infantil, os pais também sofrem um grande impacto da doença de seus filhos e o principal enfoque dos trabalhos desse campo é sobre a experiência materna, o objetivo do presente estudo é ouvir pais de crianças em tratamento de câncer, buscando compreender, através de suas falas, sua experiência de vida nesse momento. Para tanto, serão entrevistados homens que tenham um filho em tratamento há pelo menos um ano no Hospital das Clínicas da FMRP-USP, no ambulatório de Hematologia e Oncologia Infantil. Caso não sejam encontrados participantes suficientes, será feito um contato por telefone com os demais pais que preencherem os critérios do estudo para convidá-los a participar. Será realizada, com cada participante, uma entrevista a partir da questão norteadora: 'Como tem sido para o senhor ter um filho em tratamento de câncer no hospital?'. As entrevistas serão gravadas, mediante consentimento, e transcritas na íntegra. Os dados obtidos serão analisados qualitativamente, à luz do referencial fenomenológico, seguindo quatro passos principais: 1) leitura da entrevista; 2) re-leitura, quantas vezes for necessário, buscando-se apreender as unidades de significado; 3) elaboração de categorias temáticas, a partir das unidades de significado; 4) construção de uma síntese compreensiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)