Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação dos antiinflamatórios não-esteroidais valdecoxib e piroxicam para redução do edema e trismo no modelo de extração bilateral de terceiros molares inferiores

Processo: 04/13335-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Pesquisador responsável:Carlos Ferreira dos Santos
Beneficiário:Fabiana Carneiro Sakamoto
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Trismo   Piroxicam   Edema

Resumo

O controle da dor pós-operatória em pacientes submetidos à cirurgia oral e maxilofacial é freqüentemente realizado por meio da administração de antiinflamatórios não-esteroidais (AINES). Linhas de pesquisa evidenciam que AINES exercem seu efeito terapêutico por meio da inibição das cicloxigenases (COX), o que determina uma inibição da produção de prostaglandinas. Esta pesquisa irá avaliar dois AINES, piroxicam (inibidor não seletivo das isoformas COX-1 e COX-2) e valdecoxib (inibidor seletivo da COX-2, recentemente desenvolvido), em 20 pacientes com idade igual ou superior a 18 anos e que necessitem de exodontia dos dois terceiros molares inferiores. Serão avaliados os seguintes parâmetros: 1) início e duração da cirurgia após a administração do anestésico local, 2) abertura de boca antes da cirurgia, no 2º dia de pós-operatório e no 7º dia de pós-operatório (retirada de pontos), 3) medida do edema facial no 2º dia de pós-operatório e no 7º dia de pós-operatório (retirada de pontos), em comparação com as medidas obtidas antes da cirurgia e 4) incidência, tipo e gravidade das reações adversas. A análise comparativa dos dados juntamente com a aplicação dos devidos testes estatísticos fornecerão a base para uma avaliação da eficiência de ambos os agentes antiinflamatórios. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
V. BENETELLO; F.C. SAKAMOTO; F.P.M. GIGLIO; V.T. SAKAI; A.M. CALVO; K.C.S. MODENA; B.L. COLOMBINI; T.J. DIONÍSIO; J.R.P. LAURIS; F.A.C. FARIA; C.F. SANTOS. The selective and non-selective cyclooxygenase inhibitors valdecoxib and piroxicam induce the same postoperative analgesia and control of trismus and swelling after lower third molar removal. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 40, n. 8, p. 1133-1140, Ago. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.