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"o impacto do transtorno fonológico nas habilidades de consciência fonológica"

Processo: 10/00775-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Haydée Fiszbein Wertzner
Beneficiário:Gabriele Lopes Claudino
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno fonológico   Consciência fonológica

Resumo

O transtorno fonológico (TF) é uma alteração de fala e linguagem de alta ocorrência na população infantil, e sua principal característica é a manifestação inadequada dos sons durante a fala. Apesar de sua etiologia desconhecida, pesquisas revelam alta ocorrência de histórico de otite média recorrente em crianças portadoras do transtorno. A alteração encontrada no TF pode estar relacionada à representação mental dos sons, que conduz à possibilidade de dificuldades em tarefas de consciência fonológica, gerando impactos no processo de alfabetização. Dessa forma, o presente estudo tem por finalidade comparar o desempenho de crianças com (GP) e sem (GC) TF em tarefas de consciência fonológica, correlacionando os achados com os resultados do índice PCC-R da prova de nomeação da parte de fonologia do Teste de Linguagem Infantil ABFW e do Teste de Verificação de Inconsistência de Fala (Castro e Wertzner, 2009). Dentro do grupo pesquisa também serão comparadas crianças com e sem histórico de otite média recorrente. Espera-se que os dados obtidos auxiliem no diagnóstico de crianças com TF quanto às dificuldades em tarefas metafonológicas.

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