Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfoanatomia dos órgãos vegetativos de Smilax goyazana a. de candolle e s. oblongifolia Pohl ex grisebach (Smilacaceae)

Processo: 07/56349-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Beatriz Appezzato da Glória
Beneficiário:Aline Bertolosi Bombo
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Histoquímica   Anatomia   Smilax   Plantas medicinais

Resumo

A presente proposta está integrada ao projeto de pesquisa intitulado "Morfoanatomia dos órgãos vegetativos e perfil químico de espécies do gênero Smilax L. Smilacaceae)", processo 05/58964-9, vinculado ao Programa Biota da FAPESP. Este projeto maior se baseia na existência de várias falhas na identificação botânica das espécies de Smilax no capitulo de salsaparrilha da Farmacopéia Brasileira havendo necessidade de descrições morfoanatômicas dos órgãos vegetativos das espécies de Smilax, visando fornecer subsídios para o referido capítulo. Portanto, as duas espécies propostas neste estudo: Smilax goyazana A. de Candolle e S. oblongifolia Pohl ex Grisebach ambas denominadas salsaparrilha. O objetivo do projeto será descrevera morfoanatomia dos órgãos vegetativos aéreos e subterrâneos de ambas espécies. Para tanto, serão utilizadas lâminas permanentes, confeccionadas apôs fixar o material vegetal, desidratar e infiltrar em resina sintética. Os blocos obtidos serão seccionados em micrótomo rotativo e os cortes corados com azul de toluidina. Lâminas semi-permanentes serão obtidas através de cortes feitos a mão livre ou através do micrótomo de deslize. Parte desses cortes serão corados com verde iodo e vermelho Congo ou safranina e azul de astra e, a outra parte passará por testes histoquímicos usuais. (AU)