Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da modulação farmacológica de receptores opióides e GABAérgicos da SCPD sobre a expressão do medo condicionado de ratos abstinentes de álcool, submetidos a estresse crônico, previamente selecionados por apresentarem alta ou baixa ansiedade

Processo: 10/06165-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Manoel Jorge Nobre Do Espirito Santo
Beneficiário:Laís Batista Carmo Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Álcool   GABA   Tronco cerebral   Ansiedade

Resumo

Os efeitos reforçadores do álcool decorrem de sua interação com diversos sistemas de neurotransmissão, como o GABAérgico e o opióide, dentre outros, o que torna sua ação farmacodinâmica mais complexa do que a de outras drogas de abuso, produzindo efeitos seletivos e dose-dependentes.A abstinência de drogas de abuso possui a característica um estressor incondicionado e, como tal, pode estar sob controle de sistemas neuronais e áreas encefálicas que comumente modulam a resposta do organismo a estímulos incondicionados de medo, dentre elas a substância cinzenta periaquedutal dorsal (SCPd) do mesencéfalo. Particularmente com relação a essa estrutura foi demonstrado que a abstinência de álcool induz um aumento pronunciado na sensibilidade à estimulação elétrica de seus neurônios, sugerindo que o aumento nos níveis de ansiedade presentes durante a abstinência dessas drogas pode estar associado à sensibilização neuronal dos substratos do medo e da ansiedade incondicionados nessas regiões. Este experimento tem como meta a análise da influência da exposição ao estresse crônico sobre a resposta condicionada de medo de ratos abstinentes de álcool, previamente selecionados por sua baixa ou alta reatividade emocional e da importância dos receptores opióides (tipo m) e GABAA dos neurônios da coluna dorsal da SCP na modulação desta resposta.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARMO SILVA, LAIS BATISTA; NOBRE, MANOEL JORGE. Impaired fear inhibitory properties of GABA(A) and mu opioid receptors of the dorsal periaqueductal grey in alcohol-withdrawn rats. ACTA NEUROBIOLOGIAE EXPERIMENTALIS, v. 74, n. 1, p. 54-66, 2014. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.