Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação relativa das brânquias e pele na respiração de Lepidosiren paradoxa

Processo: 05/60428-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Mogens Lesner Glass
Beneficiário:Lucas Aparecido Zena
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Estivação   Lepidosiren paradoxa   Troca gasosa

Resumo

A respiração aérea é utilizada por diversas espécies de peixes e pode ser realizada através de diferentes mecanismos. No entanto, a grande maioria desses animais, utiliza esse tipo de respiração apenas como um mecanismo facultativo de obtenção de O2, como é o caso de peixes teleósteos, que respiram principalmente através das brânquias. Duas importantes exceções são gêneros pertencentes ao grupo dos peixes pulmonados (dipnoi), Protopterus e Lepidosiren. Estes apresentam como a principal forma de obtenção de O2, a respiração aérea que é realizada através de um par de pulmões bem desenvolvidos. Mas também possuem respiração aquática através de brânquias reduzidas e pele. Essa modalidade de respiração tem sido abordada em alguns estudos no sentido de obter maiores informações a respeito da sua participação nas trocas gasosas de peixes pulmonados. No entanto, nenhum trabalho foi realizado quantificando, separadamente, a participação das brânquias e da pele na respiração total desses animais, seja em condições normais (normóxia e normocarbia) ou frente a situações adversas (hipóxia e hipercarbia). Dessa forma, o objetivo desse trabalho é investigar a participação relativa das brânquias e pele na respiração total do peixe pulmonado da América do Sul, Lepidosiren paradoxa, durante a estação ativa e durante o período de estivação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZENA, LUCAS A.; BICEGO, KENIA C.; DA SILVA, GLAUBER S. F.; GIUSTI, HUMBERTO; GLASS, MOGENS L.; SANCHEZ, ADRIANA P. Acute effects of temperature and hypercarbia on cutaneous and branchial gas exchange in the South American lungfish, Lepidosiren paradoxa. Journal of Thermal Biology, v. 63, p. 112-118, JAN 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.