Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de rotas biossintéticas de policetídeos e alcaloides de microrganismos marinhos

Processo: 10/05100-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Roberto Gomes de Souza Berlinck
Beneficiário:Eli Fernando Pimenta
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/60175-2 - Descoberta e desenvolvimento de potenciais agentes quimioterápicos a partir de invertebrados marinhos e de microrganismos associados, AP.BTA.TEM

Resumo

Os fungos adaptados ao ambiente marinho são considerados um grupo particularmente importante como fonte de produtos naturais bioativos. Dentre os produtos naturais isolados destes fungos, os policetídeos constituem a classe mais importante, e que frequentemente apresentam atividades biológicas. Assim, o objetivo deste projeto é realizar estudos de investigação da rota biossintética de produtos naturais já isolados (e identificados) a partir de fungos marinhos. Os estudos de biossíntese de metabólitos já isolados e identificados serão realizados utilizando-se experimentos de incorporação de precursores marcados com 13C para alcaloides e policetídeos. Os resultados dos experimentos de incorporação serão analisados por RMN - 13C e por espectrometria de massas de alta resolução. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMMINGER, STELAMAR; PIMENTA, ELI F.; NASCIMENTO, EDUARDO S.; FERREIRA, ANTONIO G.; BERLINCK, ROBERTO G. S. Biosynthesis of Two Dihydropyrrole-Polyketides from a Marine-Derived Penicillium citrinum. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 23, n. 10, p. 1783-1788, OCT 2012. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.