Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da combustão e dos limites de inflamabilidade de biocombustíveis

Processo: 09/09008-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Materiais e Processos para Engenharia Aeronáutica, Aeroespacial
Pesquisador responsável:João Andrade de Carvalho Junior
Beneficiário:Christian Jeremi Rodriguez Coronado
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Combustão   Biodiesel   Etanol

Resumo

Os limites, inferior e superior, de inflamabilidade de um combustível são ferramentas fundamentais para prever incêndios, avaliar a possibilidade de explosões e projetar sistemas de proteção. Atualmente, a maioria dos países usa diferentes testes experimentais padrão, que levam à obtenção de diferentes valores experimentais para esses limites. Por outro lado, o Brasil já expandiu a sua matriz energética para a produção de bicombustíveis tanto em biodiesel como no etanol. O estudo da combustão destes bicombustíveis e as análises experimentais para se conhecer os limites de inflamabilidade desses biocombustíveis puros e misturados com diesel, gasolina automotiva e gasolina e querosene de aviação, assim como a construção do equipamento para realizar os testes, são de grande valia na conjuntura atual do país e constituem os principais objetivos da presente proposta.Serão investigados neste projeto os dois principais métodos para obtenção dos valores de limites de inflamabilidade: o visual e o de pressão. Os testes padrão serão modificados e/ou melhorados a fim de obter os valores exatos para os biocombustíveis de interesse, tanto aqueles que são utilizados na indústria automotiva como na indústria aeronáutica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORONADO, CHRISTIAN J. R.; CARVALHO, JR., JOAO A.; ANDRADE, JOSE C.; CORTEZ, ELY V.; CARVALHO, FELIPE S.; SANTOS, JOSE C.; MENDIBURU, ANDRES Z. Flammability limits: A review with emphasis on ethanol for aeronautical applications and description of the experimental procedure. JOURNAL OF HAZARDOUS MATERIALS, v. 241, p. 32-54, NOV 30 2012. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.