Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de próteses oculares de polietileno granulado como biomaterial em cavidades anoftálmicas

Processo: 09/52298-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Claudia Helena Pellizzon
Beneficiário:Gustavo Mendes
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Próteses e implantes   Plasticidade celular

Resumo

Alterações oculares em especial a perda de volume nas cavidades evisceradas promovem uma série de modificações ao paciente tanto funcional do órgão quanto psicológica e estética. Uma grande preocupação ao longo do tempo é a procura de um material que possa preencher o volume perdido de forma a dar um maior conforto no ponto de visto psicológico e estético ao paciente. Para tentar contribuir nessa direção esse trabalho tem como objetivo testar experimentalmente prótese de polietileno granulado de ultra-alto peso molecular, material de baixo custo, em órbitas de coelhos submetidos à evisceração cirúrgica em vários tempos experimentais onde serão avaliados aspectos macroscópicos e microscópicos, assim como os possíveis aspectos da toxicidade sistêmica do material. Dentre os parâmetros macroscópicos, serão analisados peso corporal e alterações oculares. No aspecto microscópico, serão analisados aspectos relacionados com a pseudocápsula e celularidade tanto na região periférica quanto na interna do implante. Esses dados serão tratados comparativamente por meio de morfometria e tratados com testes estatísticos adequados. Para análise de toxicidade serão avaliadas enzimas hepáticas e renais, órgãos principais de toxicidade, entre as quais TGO, TGP, CPK, FA, LDH, Uréia e Creatinina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOÃO EDWARD SORANZ FILHO; GUSTAVO MENDES; REGINA KIOMI TAKAHIRA; SILVANA ARTIOLI SCHELLINI; CLÁUDIA HELENA PELLIZZON. O uso de implantes orbitários de polietileno granulado de ultra-alto peso molecular no reparo de cavidades anoftálmicas. Rev. bras.oftalmol., v. 71, n. 4, p. 227-232, Ago. 2012.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.