Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso dos sestamibi-99mtc para avaliacao da resposta a quimioterapia em criancas e adolescentes portadores de sarcoma de ewing.

Processo: 03/09552-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Edwaldo Eduardo Camargo
Beneficiário:Rodrigo Goncalves
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cintilografia   Sarcoma de Ewing   Quimioterapia

Resumo

O sarcoma de Ewing é a segunda neoplasia óssea maligna mais freqüente entre as crianças e adolescentes. O prognóstico e a sobrevida destes pacientes melhoraram bastante principalmente após a associação da quimioterapia pré-cirúrgica e o grau de necrose tumoral obtido após a quimioterapia tomou-se importante fator prognóstico. A avaliação clínica e os métodos radiológicos convencionais não apresentam acurácia suficiente na diferenciação entre necrose tecidual e tumor viável. O sestamibi-99mTc e um cátion lipofílico usado na cintilografia de perfusão miocárdica que também se acumula em vários tumores. Além disto, a captação de sestamibi-99mTc é inversamente proporcional à atividade da bomba transmembrana p-glicoproteína, uma proteína transportadora de membrana envolvida no desenvolvimento de resistência a drogas quimioterápicas por eliminar vários agentes quimioterápicos do citosol das células tumorais. Pacientes com sarcoma de Ewing de extremidades serão submetidos a cintilografia com sestamibi-99mTc antes do início do tratamento quimioterápico e após o término da quimioterapia pré-cirúrgica. Serão realizadas imagens precoces e tardias e as imagens serão submetidas às análises qualitativa e semi-quantitativa. A redução da intensidade de captação do traçador entre os estudos pré e pós quimioterapia e a taxa de clareamento entre as imagens precoces e tardias serão comparadas ao grau de necrose tumoral evidenciada no estudo anátomo-patológico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)